O que é Responsabilidade Social das Empresas e Suas Vantagens?



Embora promovida principalmente por grandes empresas ou multinacionais, a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) deverá fazer parte da estratégia de qualquer empresa e de qualquer sector de atividade, incluindo as pequenas e médias empresas.

É importante salientar que o que se entende por RSE não se limita ao que é exigido por lei relativamente às condições de trabalho e proteção do ambiente, devendo ir para além disso e abranger ações voluntárias que contribuam para o desenvolvimento da sociedade através da educação, cultura e melhoria das condições de vida.


As empresas têm uma responsabilidade social importante, devendo funcionar como promotores do desenvolvimento sustentável das sociedades onde se integram. Esta responsabilidade deverá integrar preocupações sociais a nível pessoal e comunitário.

RSE na prática 

Uma empresa socialmente responsável respeita os direitos dos seus trabalhadores, não recorre à exploração de mão-de-obra infantil, não exerce práticas discriminatórias e no caso de recorrer a mão-de-obra localizada noutros países, nomeadamente, de países em desenvolvimento, tem preocupação pelas condições de vida destes trabalhadores.

Uma empresa socialmente responsável tem um papel importante no desenvolvimento das
comunidades locais e pode fazê-lo através de patrocínios, doações, mecenato e voluntariado em áreas como a educação, cultura e desporto, por exemplo.

O número de atividades que se pode desenvolver é enorme e a nível nacional há exemplos de empresas a apoiar a construção de escolas e hospitais, fornecimento de material para escolas, conservação de monumentos e edifícios.

Há casos de empresas em que os empregados participam voluntariamente em ações de educação e apoio a pessoas idosas ou doentes, durante o horário normal de trabalho.

Relatórios sociais 

As orientações da Comissão Europeia no âmbito da estratégia de desenvolvimento sustentável indicam que as empresas cotadas na bolsa e com mais de 500 trabalhadores deverão publicar relatórios anuais relativos ao desempenho ambiental, económico e social.

O Global Reporting Initiative é a referência mundial para a elaboração destes relatórios. Trata-se de uma iniciativa da CERES (Coalition for Environmentally Responsible Economies) em conjunto com organizações como as Nações Unidas.

Além da importância que terão para os acionistas e investidores, os relatórios de desempenho social deverão ser lidos pela comunidade em geral funcionando como um meio de dar a conhecer o esforço das empresas no âmbito da sua responsabilidade social e permitir aos consumidores estarem mais informados na sua escolha de produtos e serviços.

Rótulos sociais


Como resposta a uma exigência crescente dos consumidores e investidores em relação à responsabilidade social das empresas, tem-se assistido à criação de rótulos sociais.

Além da SA8000, muitos países criaram os seus próprios rótulos sociais, como por exemplo, o Selo Social, o Selo Empresa Amiga da Criança e o Selo Empresa Cidadã





Mercados de valores sociais 

A integração da RSE no mercado de valores reveste de valor económico o esforço das empresas no desenvolvimento da sociedade.

Hoje em dia os investidores preocupam-se não só com o desempenho económico das empresas onde investem, mas também com o desempenho em termos ambientais e sociais. Uma empresa com uma atividade social e ambiental fortes demonstra uma estrutura sólida e consciente atraindo, desta forma, os investidores.

Nos EUA e em alguns mercados europeus, os fundos de investimento em empresas socialmente responsáveis têm vindo a aumentar de importância, representando 600 bilhões de dólares, só nos EUA.

Além disso, algumas Bolsas desenvolveram Índices que agregam empresas socialmente responsáveis como, por exemplo, o Dow Jones Sustainability Index.

 Dados interessantes... 

Um estudo conduzido nos Estados Unidos mostrou que:
- 60% das pessoas que procura emprego escolheriam a oferta da empresa que demonstrasse maior responsabilidade social;
- 50% dos consumidores está disposto a pagar mais por um produto que esteja associado a uma causa social;
- 20% da população pagaria 10% a mais pela causa certa;
- 61% dos consumidores mudaria de loja para uma associada a uma causa social;
- 70% dos consumidores não compraria produtos produzidos por empresas que desrespeitem as
questões sociais, como por exemplo, a utilização de mão de obra infantil.

Considerações finais 

Apesar de não haver legislação nesta área, a responsabilidade social tem um papel importante como ferramenta de competição empresarial e como forma de satisfazer os consumidores e os investidores cada vez mais atentos às questões sociais e ambientais.

Em Portugal foi recentemente publicado um estudo sobre a perceção da responsabilidade social, que mostrou que há pouca familiarização com o termo RSE por parte dos consumidores, meios de comunicação e entidades governamentais.

A nível nacional, existem algumas entidades a trabalhar nesta área, nomeadamente, o BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) e a RSE Portugal (Associação Portuguesa para a Responsabilidade Social das Empresas), representando, respetivamente, o WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) e o CSR Europe (Corporate Social Responsibility).

O objetivo deste tipo de organizações é colaborar com empresas que pretendam desenvolver atividades na área da responsabilidade social, bem como promover a articulação entre as empresas, o governo e a sociedade civil contribuindo, desta forma, para uma maior familiarização com este assunto e para o seu desenvolvimento a nível nacional.

Fonte: www.responsabilidadesocial.com