Estamos na terceira semana de janeiro e ainda não choveu!





Este foi o primeiro fim-de-semana de 2015 na nossa quinta; estamos em janeiro com um sol de verão e por isso, aproveitámos este bom tempo e fizemos uma limpeza geral na casa.












Passeámos pela quinta e observámos atentamente o crescimento dos tremoços e favas.
Entre tarefas, aproveitámos estes lindos dias na nossa varanda,contemplando tudo o que nos rodeia.




No domingo e antes de irmos à missa, - preocupados com a ausência da nossa vizinha - fomos ver se estava bem. Agradeceu a nossa visita e explicou-nos que tem andado doente; depois seguimos para a missa como habitual, (desde as férias que não íamos à missa). Foi muito bom sentir que as pessoas de Porto Carro de alguma forma sentiram a nossa falta.



Regressámos e fomos ao canteiro das suculentas retirar as ervas; observámos que com a geada,
algumas têm-se ressentido.






Depois do café e durante a tarde, ainda tivemos tempo de preparar e acondicionar umas abóboras que nos ofereceram para futuramente confecionar uma sopa, doce ou umas filhoses...



Estamos na terceira semana de janeiro e ainda não choveu, as previsões apontam para que comece a chover esta semana; pode não ser muito agradável para a maioria de nós, mas sabemos que é muito importante e principalmente para a nossa agricultura.



Na segunda-feira, quando chegámos de Leiria, o Sr. Alcino Jorge, um vizinho do nosso colega Mário, estava a descarregar lenha. Queremos agradecer, em nosso nome e em nome da OÁSIS, o desconto em forma de donativo que o Sr. Alcino de Porto Mós, nos fez.


Terça-feira, mais um dia na quinta com muitas atividades; durante a manhã e enquanto os rapazes
arrumavam a lenha, as meninas foram preparando o almoço e cuidaram da roupa.
À tarde, depois do café, fomos para o nosso futuro pomar, que com o projeto “Adote uma árvore”, começa a crescer dia após dia.


Depois de escolhermos o sítio e fazermos as medidas, tendo em conta o crescimento das árvores (copa),  abrimos buracos com mais ou menos 40 cm de profundidade e 40 cm de diâmetro.
Depois enchemos com composto, voltámos a fazer um pequeno buraco no composto e enterramos as árvores, voltando a colocar terra e composto, tendo o cuidado de apertar delicadamente a terra junto à raiz; por fim, regámos abundantemente e cobrimos com palha.




Falámos sobre todo o processo do composto e quantos anos levarão ate darem frutos.
Finalizámos a tarefa colocando placas junto das árvores com os nomes dos padrinhos.
Arrumámos as ferramentas e já eram horas do lanche. Terminámos o dia com a nossa rotina, ir à lenha e tratar da roupa.


Na quarta-feira ,  fomos todos para Leiria.

É quinta-feira, e começou a chover!
Durante a manhã, já ameaçava chover, mas foi depois do almoço que começou realmente a chover. 
Tínhamos planos para a tarde, mas com a chuva, nem nos atrevemos a sair de casa! Este dia, foi por excelência, um dia de inverno; ficámos a ver televisão e a conversar no quentinho da salamandra. No final do dia, cumprimos as nossas tarefas com a lenha e a roupa.

Sexta feira e a semana a terminar, como sempre lá vamos todos (o Rex também!) para o CAO em Leiria.