Caderno da Quinta 02/04/12/2014

A lua é mentirosa, diziam os antigos. 
Terça-feira 02 de dezembro de 2014


A lua é mentirosa, diziam os antigos, nestes últimos dias temos vindo a falar da lua e suas fases.







Aprendemos que a lua é mentirosa porque quando olhamos para ela, e ela se parece com a letra “C” indicando “Crescente” significa o contrário “Decrescente” e quando se parece com a letra “D” significa “Crescente”.



Hoje foi mais um dia de cuidar da horta e jardim, como sempre em primeiro as tarefas da casa.



Depois do almoço e ida ao cafezinho, fomos para a horta, observar se já tinha nascido alguma coisa, as couves estão pegadas, mas o resto ainda não nasceu, tiramos algumas ervinhas e colocamos cinza (da nossa salamandra) em redor das couves, para proteger dos caracóis e lesmas.

Em seguida recolhemos seixos para embelezar o nosso jardim, eram dezasseis horas e já estávamos a lanchar, fomos logo de seguida recolher a roupa os rapazes foram buscar lenha e encher o deposito da agua. 




Esteve um dia bonito com sol, mas o frio no fim da tarde já se faz sentir.




 Quinta-feira 04-12-2014
Todos os dias aprendemos coisas novas.

Mais um dia na nossa quinta; casa limpa e arrumada, depois fomos para a horta.


A lua está em quarto crescente; segundo dizem, esta fase da lua não é indicada para semear cenouras, por isso decidimos fazer uma experiência: semeámos cenouras e na próxima lua, iremos voltar a semear cenouras para depois comparar o desenvolvimento delas.

Além das cenouras, semeámos também grão-de-bico e couves.

Depois de tratarmos da horta, fomos observar as lagartas nas couves e aprendemos que estas lagartas um dia serão borboletas, neste caso borboletas brancas.

Almoçámos e fomos ao café.


Durante a tarde, montámos e enfeitámos a nossa árvore de natal e o Gonçalo selecionou umas pedrinhas para fazermos as figuras do presépio.



O sol já estava a pôr-se quando os rapazes foram buscar lenha e quando regressaram trouxeram um ratinho que tinha entrado num frasco com sementes; depois de o observarmos e discutir qual seria a sua sorte, decidimos em total concordância abrir o frasco e deixá-lo partir em liberdade.

Foi um dia maravilhoso.