Hortoterapia

Projecto “Quatro Luas”

OBJECTIVOS:

- Diversificar as actividades ocupacionais;
- Manter os clientes activos, motivados e participativos;
- Desenvolver o sentido de responsabilidade;
- Promover o sentimento de competência e auto-valorização;
- Adquirir competências e conhecimentos básicos sobre a plantação e manutenção de
espécies cultivadas

Numa das suas vertentes – cuidar da Horta Pedagógica –
de acordo com um horário de distribuição dos clientes por dias da semana com tarefas
específicas os clientes:

• semeiam produtos hortícolas (couves, tomates, pepinos, favas, ervas aromáticas, etc);
• regam;
• mondam;
• colhem;
• vendem, aos colaboradores do OASIS.

Hortoterapia

A natureza foi à primeira farmácia da humanidade.

Além da importância das hortaliças orgânicas na nutrição e das plantas medicinais na saúde das

pessoas, a ocupação do tempo na implantação e condução de uma horta é essencial para que as pessoas se sintam úteis e melhorem a auto-estima.

O contato com plantas funciona muito bem como terapia ocupacional. O fato de preparar o solo, semear, observar o crescimento colher e consumir hortaliças frescas, saudáveis e saborosas, bem como plantas medicinais, sem agroquímicos, é uma experiência fantástica e, o mais importante, sem riscos ao meio ambiente, ao trabalhador e consumidor.

O cultivo de uma horta orgânica melhora a qualidade de vida das pessoas, pois além de garantir alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos mais baratos, previne e até cura doenças, educa, ocupa e, quando implantada com prazer, proporciona lazer e exercícios ao ar livre.

A presente proposta da Horta Terapêutica tem como objetivo a construção coletiva de um espaço agroecológico que viabilizem diversas atividades de educação ambiental voltada para a prática da terapia ocupacional com os clientes da oasis desenvolvendo a relação com os espaços (canteiros), e aprendizagem de noções básicas de ecologia.

Tal projeto busca auxiliar no tratamento de clientes portadores de doença mental e ou fisica por meio de terapia ocupacional em atividades relativas à produção em uma horta de pequeno porte, como a confecção de canteiros, plantio, adubação,  e colheita.

A realização dessa atividade viabiliza a expressão, a espontaneidade, o conhecimento das potencialidades e das limitações dos clientes e promove o desenvolvimento em diversos aspectos (emocional, social, intelectual e físico), possibilitando que o cliente adquira maior grau de independência e autonomia

– OBJETIVO GERAL

Proporcionar o relaxamento através do contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir hortaliças que serão utilizadas nas refeições diárias dos clientes e proporcionar atividades de cultivos de plantas, estimulando assim o desenvolvimento de responsabilidade por parte dos participantes.

– OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais através da implantação de horta terapêutica;
Ø  Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;
Ø  Incentivar o processo de construção e manutenção de hortas domésticas em sistema orgânico
Ø  Proporcionar o trabalho terapêutico e interação em equipe;
Ø  Estimular a valorização pessoal e social através do trabalho, bem como, o voluntariado e o envolvimento dos clientes para a condução da horta;
Ø  Tornar o serviço referencia a nível comunitário das técnicas de produção de hortaliças no sistema orgânico;
Ø  Resgatar junto à comunidade o habito de produção de alimentos para auto-consumo.

– METODOLOGIA

Para a implantação da horta serão levantados os canteiros (5,50m de comprimento)  (1,50 de largura)
(20 a 30 cm de altura), deixando-se caminhos de 0,5m de largura entre eles, para facilitar o deslocamento dentro da horta.

Após a adubação orgânica, será feito o revolvimento do solo com enxada e incorporação do adubo (esterco de animais).

Espécies: as hortaliças a serem semeadas ou transplantadas nos canteiros serão as seguintes: Alface, Cenoura, Repolho, Couve, Couve-brócoli, Couve-flor, Pepino, (Outras)

Temperos (salsa, coentro, orégano e manjerona) Rabanete, Ervilha de vagem, Tomate Cereja, Pimentão, Pimenta, Alho e Milho. (Outras)


Algumas plantas medicinais e aromáticas a serem plantadas, além de auxiliarem na melhoria da saúde das pessoas, servirão para auxiliar também no manejo de doenças e pragas.